Pires Ferreira é um município brasileiro do estado do Ceará, na microrregião de Ipu, que nasce no sopé da serra da Ibiapaba. A sede fica a 300Km da capital cearense, Fortaleza, na zona norte do estado. O município é conhecido pela sua festa de aniversário da emancipação, considerada a mais tradicional da região onde se encontra.
História
Pires Ferreira é um município brasileiro pertencente ao Estado do Ceará, é uma típica e tradicional cidade do semi-árido nordestino. O seu relevo é bastante acidentado já que o município encontrá-se nas margens da Serra da Ibiapaba.
Uma Curiosidade a ser registrada, é que o então Distrito de Pires Ferreira, na década de 60, teria sido elevado a Município, mas logo depois rebaixado, permanecendo como Distrito de IPU até 1987. Isso aconteceu por ocasião da revolução de 1964, onde foi elevado a categoria de município através da Lei Estadual nº 6.418 de 9 de Julho de 1963, assinado pelo então Governador do Estado do Ceará, Coronel Virgílio Távora. Mas em 14 de Dezembro de 1965, essa elevação a município foi suprimida pela Lei Estadual nº 8.339, onde o então Município de Pires Ferreira voltava a ser Distrito do Município de IPU. Finalmente em 22 de Maio de 1987, através da Lei Estadual de nº 11.325, o Distrito de Pires Ferreira passava a ser Município definitivamente. Seu primeiro prefeito foi o Sr. Antônio Meton Passos Júnior. Segundo Prefeito o Sr. Enoque Mororó e terceiro prefeito, o Sr. Francisco das Chagas Torres Júnior (Torrim). O atual prefeito é o Sr. Marcos Camelo Marques (Professor Marcos).
Geografia
O município de Pires Ferreira localiza-se no noroeste do estado, na microrregião de Ipu. Corresponde à área de 248,00 km, equivalente a 0,16% do território estadual. A altitude da sede é de 200m.
Partindo de Fortaleza, os principais acessos rodoviarios são: BR-020, CE-257, CE-366 e CE-329/403, distanciando cerca de 300 km, sendo a distância em linha reta de 226,00 km.
Os recursos hídricos compõem-se basicamente na bacia hidrográfica do Rio Acaraú, com 20 açudes, destacando-se Araras, Aroieras, Mocós e Angico. Os principais rio que banham o município são o rio Jatobá e Riacho São Francisco.
Em 2008, Pires Ferreira possuia 9.483 habitantes, que correspondiam a 0,15% da população do estado.
Economia
A economia baseia-se no funcionalismo público principalmente. A parte mais massiva dos empregados na cidade tem vínculo com a prefeitura, em sua boa parte professores e funcionários diretos do executivo.
A agricultura desenvolvida no município é de subsistência, milho e feijão basicamente.